Ícones sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Dia 13 de Dezembro dia de Santa Luzia

13 de Dezembro dia de Santa Luzia
Luzia nasceu em Siracusa (Itália), no final do século 3, no seio de uma família cristã rica e poderosa. Ainda jovem fez voto de castidade sem que seus pais soubessem. Esse seu compromisso se tornaria um obstáculo intransponível para o casamento que a mãe, ignorando o voto, lhe destinara depois de ficar viúva.
          A mãe, porém, fica gravemente enferma e faz uma peregrinação ao túmulo de Santa Ágata, acompanhada por Luzia. Retorna completamente curada. Dá então liberdade a Luzia para seguir sua vocação. A jovem dedica´se totalmente a obras de caridade, atendendo especialmente os pobres, fracos, aflitos excluídos.

O pretendente rejeitado não a perdoa pela humilhação e a denuncia como cristã ao procônsul Pascácio. Como a lei não permite que seja condenada à morte, Luzia é ameaçada de ser levada para um prostíbulo antes de ser torturada e martirizada.
          A jovem enfrenta seus acusadores com uma frase que é testemunho de uma espiritualidade autêntica e de uma precoce reivindicação feminina:

“O corpo só será contaminado se a alma consentir”. Em seguida, ela é submetida às torturas de costume e por fim morta com um violento golpe de espada.
          A devoção e o culto a Luzia difundiu-se rapidamente e, talvez pelo significado do seu nome – de lux, luz em latim, começou logo a ser invocada como protetora dos olhos. Sua imagem é a apresentada com uma taça com dois olhos, porque, segundo a lenda, seus olhos teriam sido arrancados antes de ser morta.

Mas, para alguns historiadores, os olhos têm o significado de luz, fazendo referência ao seu nome.
          A história diz que Dante, devotíssimo desta santa, a ela se dirigia para curar-se de problemas de visão, em razão dos muitos livros que lia. Na obra Divina Comédia, Luzia se torna símbolo da graça iluminadora e sua proteção está mais ligada ao nome: luz espiritual que consegue ver muito além das realidades terrenas.
          O Senhor disse: “Faça-se a luz”, a exemplo de Santa Luzia, nos faça ver a luz e evitas as trevas, ver o caminho e evitar o desvio, ver a verdade e evitas a falsidade, ver a vida e evitar a morte.

ORAÇÃO A SANTA LUZIA

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados
antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre
extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e
vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.
Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.
Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação
o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças.
Conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seus
ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me
conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
-
Caros amigos, o Terço dos Homens de Pedreiras agradece a visita...



-