Ícones sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

sábado, 19 de maio de 2012

A História do Nosso Eterno Pe. Jacinto para nós Pedreirenses. Que hoje Arcebispo de Teresina


Jacinto Furtado de Brito Sobrinho
Nasceu em Bacabal – MA aos 16 de junho de 1947. Filho de Pedro Furtado de Brito e Maria Inês Ribeiro de Brito. O primeiro dentre os 5 filhos do casal.
Em 1963, orientado por Frei Solano Kühn ofm, Diretor do Ginásio, ingressou no Seminário Franciscano de Santo Antônio, em Campina Grande-PB, onde fez o Curso Clássico, embora não pretendesse entrar na Vida Religiosa, mas tão só por razões de estudo. Integrado como seminarista na Arquidiocese de São Luís, em 1966, cursou o 1º ano de Filosofia no “Seminário Provincial” de Fortaleza-CE. De 1967 a 1970 estudou no “Seminário Regional do Nordeste, em Recife-PE, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia, sendo que em 1968, com a criação da Diocese de Bacabal, ligou-se a esta Circunscrição Eclesiástica. No ano de 1970 revalidou o seu curso de Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco.
Das mãos de D. Pascásio Rettler, Bispo de Bacabal, recebeu, aos 15 de janeiro de 1972 a Ordenação de Presbítero. Foi nomeado Pároco e tomou posse na Paróquia de São Benedito, de Pedreiras, aos 19 de março de 1972, tendo sido o terceiro a exercer esta função naquela comunidade.
Com a renúncia de D. Pascásio, assumiu o pastoreio da Diocese, em janeiro de 1990, D. Henrique Johannpoetter ofm, o qual o nomeou Vigário Geral, cargo que exerceu de julho de 1990 a fevereiro de 1995.
Aos 18 de fevereiro de 1998 foi nomeado Bispo de Crateús-CE, pelo Papa João Paulo II. Escolheu como lema: “Senhor por tua palavra lançarei as redes” Lc 5,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
-
Caros amigos, o Terço dos Homens de Pedreiras agradece a visita...



-